terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O verdadeiro Hacker e o "Hacker" mostrado na mídia. Parte 1

Porque o termo Hacker é sempre associado a criminoso? 

Bom, vamos analisar essa frase: "Em setembro de 2000, um hacker invadiu uma indústria de brinquedos britânica"... o que podemos entender sobre essa frase? Temos duas possibilidades:



  1. Que uma pessoa usou seus conhecimentos de hacker para invadir o site daquela indústria. Nessa interpretação, a palavra hacker não esta associada a bandidagem, mas à habilidade dele em relação aos sistemas de informação. Ele usou seus conhecimentos para o mal, não sendo o conhecimento em si algo maléfico.
  2. Que existe uma nova classe de bandidos digitais chamados "hackers", e um deles invadiu o tal site da empresa de brinquedos. Nessa interpretação, a palavra hacker quer dizer, literalmente, criminoso digital.



Agora eu pergunto: porque o termo Hacker é sempre associado a criminoso? 
E eu mesmo respondo: A mídia chama de Hacker qualquer um que cometa um crime utilizando um computador.

Tudo isso está relacionada a imprensa que começou prestar atenção aos "hackers" no final da década de 1980. Acredito eu que os primeiros jornalistas  que escreveram matérias sobre ataques digitais tinham a intenção de a usar as palavras  em seu sentido correto. Entretanto, o uso da palavra Hacker certamente levaram os leitores, ouvintes e telespectadores a associarem erroneamente a palavra hacker com o significado de criminoso digital.
Tal erro nunca foi corrigido, e hoje vemos o significado incorreto do termo sendo consagrado.

- Mas Victor, qual o significado de hacker então?

Tudo isso vai ser esclarecido na próxima matéria: "Sopa de letrinhas: Hackers, Crackers, Lammers..."

| Parte 2 | Parte 3 |

Fonte: Universidade H4CK3R (James Della Vale e Henrique César Ulbrich.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário