terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O verdadeiro Hacker e o "Hacker" mostrado na mídia. Parte 3

O que são, como pensam, e como agem. (e porque é importante conhecer essa bobagem toda)


Como já vimos no post anterior, os hackers  são especialistas. Os que usam seus conhecimentos para invadir e conseguir informações (com motivos lícitos ou não) são tão especialistas quando os hackers tradicionais.




- Aprendizado:
Os Hackers são neuróticos quanto a sua busca por conhecimento. Qualquer informação, por mínima que seja, é considerada uma joia rara. Cada novo sistema, linguagem de programação ou mecanismo de criptografia é um desafio a ser superado. Dependendo de suas ideias sociais e politicas, pode decidir inclusive que os conhecimentos encerrados em uma rede ou em um sistema devem ser abertos ao grande público, mesmo que o sigilo do sistema esteja reguardado por leis. O que os hackers mais querem, é aprender, não importa a forma, eles farão de tudo para aprender mais e mais. 

- Comprometimento: 
Uma das características comuns em todos hackers é a "bitolação". Eles são loucos por tudo relacionado a computação, programação, conectividade, tecnologia. Eles são loucos ao ponto de relaxar na aparência, deixar de comer e dormir (meu caso), tudo isso para terminar um programa importante ou conseguir invadir aquele site famoso, antes de um rival.
Existe um termo chamado Larval Stage, que literalmente significa estágio larval, é um período de isolamento total  pelo qual o candidato a hacker tem de passar para no final do processo "nascer de novo" como programador.
No final desse estágio, o programador adquire um conhecimento quase "esotérico", embora  haja a possibilidade de nunca mais voltar a ter uma vida normal. Eu posso afirmar que passei pelo larval stage, pois muitas vezes deixava de dormir ou sair com minha família e amigos (faço isso até hoje) pra aprender mais e mais. Mas voltando ao assunto, quando um hacker está comprometido a invadir um sistema ou aprender mais, ele entra em um estado chamado Hack Mode, onde ele se desliga de tudo, e fica conectado apenas no seu trabalho, ele se desliga ao ponto de não falar e apenas levantar a mão para as pessoas que estão falando, tentando expressar um "pare, estou ocupado!". Se porventura seu raciocínio é quebrado, é a mesma coisa que apagar todo seu trabalho, e assim ele terá que começar do zero. 

- Compartilhamento: 
Hackers de qualquer espécie tem a necessidade de compartilhar conhecimento e recursos. Isso inclui escrever um software com código aberto e livre acesso, divulgar 100% do conhecimento que possuí para comunidade. Os Hackers tradicionais (significado correto da palavra) pregam o compartilhamento universal do conhecimento, bons exemplos de compartilhamento universal é o projeto Gutenberg, o projeto GNU, e o Linux

Parte 1 | Parte 2 |

Fonte: Universidade H4CK3R (James Della Vale e Henrique César Ulbrich.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário